Critica Literaria
 
Eugenie Grandet   

Eugenie Grandet


Honore de Balzac

L & pm 2006.
ISBN 9788525414779
Descrição da editora

A comédia humana, obra monumental de Honoré de Balzac, está de volta às livrarias brasileiras. A Coleção L&PM POCKET disponibiliza aos leitores o melhor de A comédia em novas traduções, executadas por algum dos maiores tradutores brasileiros. O último lançamento da série é Eugénie Grandet, um dos textos entre os 89 romances, novelas e histórias curtas que compõem este enorme painel do século XIX que é A comédia humana. Este é o título geral que dá unidade à obra, ordenada pelo autor em três partes: "Estudos de costumes", "Estudos analíticos" e "Estudos filosóficos". A maior das partes, "Estudos de costumes", com 66 títulos, subdivide-se em seis séries temáticas: Cenas da vida privada, Cenas da vida provinciana, Cenas da vida parisiense, Cenas da vida política, Cenas da vida militar e Cenas da vida rural.

Eugénie pertence às Cenas da vida provinciana, o que para Balzac não é nenhum desmerecimento frente ao pulsante cotidiano da Paris da época. Para o autor, "no fundo das províncias encontram-se algumas mentes dignas de estudo sério, caracteres cheios de originalidade, existências tranqüilas na superfície, mas secretamente devastadas por paixões tumultuosas".

A Eugénie da história é uma moça doce e provinciana, filha do rico senhor Grandet - que enriqueceu, às custas do dote da esposa, por meio de investimentos no período pós-Revolução Francesa. Todos os cidadãos de Saumur gostariam de casar seus filhos com Eugénie, o melhor partido da cidade. A riqueza de Grandet, proveniente do comércio de vinhos, e a filha solteira, eram assunto permanente na pequena Saumur, que assiste com surpresa à chegada de Charles Grandet, sobrinho do rico e avaro comerciante. O romance trata da história de amor dos dois jovens, ao mesmo tempo ardente e resignado. Balzac, a partir desse conflito, irá discutir temas como o declínio da nobreza, a euforia burguesa, a onipotência do dinheiro e a ascensão social de pessoas como o senhor Grandet, neste que foi considerado, tão logo publicado, uma obra-prima



Mais livros de Honore de Balzac

Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

Eugenie Grandet



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







Eugenie Grandet A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

Eugenie Grandet As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão



Critica Literaria » Eugenie Grandet
Eugenie Grandet
Eugenie Grandet
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria