Critica Literaria
 
O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria   

O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria


Mike Davis

Editora Record 2006.
ISBN 9788501075864







Descrição da editora

A gripe aviária é um asteróide viral em rota de colisão com a humanidade. Quando apareceu na China, em 2003, matou 100 pessoas em uma semana. Mais de um milhão de frangos foram abatidos para conter a doença. Outros surtos foram detectados na Holanda, na Tailândia e nos Estados Unidos.

O vírus letal, conhecido como H5N1, transmitido por meio de galináceos e populações de aves aquáticas de países asiáticos, mata duas em cada três pessoas infectadas. Em 1918, uma epidemia de gripoe matou 40 milhões de pessoas em três meses; os cientistas contemporâneos acreditam que outra catástrofe dessa natureza é iminente.

A Organização Mundial de Saúde alerta que o H5N1 está chegando próximo a uma mutação mais contagiosa que poderá matar até 100 milhões de pessoas em dois anos. Mike Davis reconstrói a história científica e política do desenvolvimento desse apocalipse biológico entrincheirado nos nichos ecológicos criados pelo agrocapitalismo global. Explica por que a essência dessa ameaça é o fato de ser uma gripe mutante, de virulência assombrosa. A infecção e a enfermidade não coincidem; um ser infectado espalha maciçamente o vírus e torna-se altamente contagioso em um dia ou pouco mais, antes do início real dos sintomas.

O monstro bate à nossa porta analisa o papel do agronegócio e da indústria de fast-food nesse processo. Mostra como a concentração da pobreza urbana e os governos contribuem na criação das condições ecológicas ideais para a disseminação dessa nova praga. Ataca a negligência no desenvolvimento de vacinas por uma indústria farmacêutica que considera as doenças infecciosas "não lucrativas", e aborda a deterioração das infra-estruturas de saúde pública em países pobres e ricos.

O autor denuncia os motivos da ausência de vacinas e estoques de drogas antivirais como o Tamiflu, considerado a única defesa inicial do mundo contra uma pandemia, e alerta: "A gripe aviária é um teste fundamental da solidariedade humama."



Mais livros de Mike Davis

Livros semelhantes

Faça uma crítica literária

Escreva uma crítica literária e partilhe as suas impressões. Concentre-se no conteúdo do livro. Leia as nossas instruções para mais informação.

O Monstro Bate a Nossa Porta



A sua classificação:  1 2 3 4 5

Escreve um título na sua crítica literária (pelo menos 2 palavras):



Escreva a sua crítica no espaço em baixo (no máximo 1000 palavras):



O idioma da crítica: 

O seu nome (opcional):



O seu e-mail (Não se mostra, usa-se sómente para confirmação):







O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria A sua crítica literária aparecerá dentro de cinco a sete dias úteis.

O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria As críticas literárias que não seguirem as nossas instruções não aparecerão







Critica Literaria » O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria
O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria
O Monstro Bate a Nossa Porta - a Ameaca Global da Gripe Aviaria
  
Categorias

Arte e Música

Casa e Jardim

Ciencia e Técnica

Computadores e Internet

Cultura e Entretenimento

Ensino e Pedagogia

Finanças e Economia

Gastronomia

História e Bibliografias

Literatura

Natureza e Ecologia

Profissionais e Universitários

Refêrencia

Religião e Filosofia

Saúde e Bem-Estar

Viagens e Desporto





Critica Literaria | Ajuda e suporte | Sobre nós


Bokrecensioner Boganmeldelser Bokanmeldelser Kirja-arvostelut Critiques de Livres Buchrezensionen Critica Literaria Book reviews Book reviews Recensioni di Libri Boekrecensies Critica de Libros
Critica Literaria